PORTIFÓLIOTEATRO
Projetos de produção e circulação de espetáculos de teatro
STATUS DO PROJETO:
Estreou em 2015
Repertório
SOLDADO VERMELHO AGONIZA
Soldado Vermelho Agoniza inaugurou um novo macro-projeto, o “P.U.T.O. manifesta”, que consiste em monólogos dos integrantes da companhia escritos pelos próprios atores que os desempenham, metaforizando (e assim universalizando) questões de suas próprias vivências e biografias a fim de atualizar discursos políticos de todos os integrantes do coletivo.
O espetáculo é construído por pequenos fragmentos de realidades inventadas se sucedendo em um delírio de morte. A voz que inicia essa narrativa plural é a do soldado frente ao anjo da morte que o conduzirá para seu julgamento final.
Na sequência de cenas o ator apresenta outras figuras que vão compondo gradativamente um painel de ações e situações de guerra cotidiana. Políticos, mães, sensacionalistas de TV, prostitutas... todos diluídos em um único corpo que costura essas histórias na tentativa de através delas questionar paradigmas sociais e religiosos que podem encarcerar relações e afogar individualidades. A repetição de formas textuais e partituras corporais que se re-significam continuamente, imprimem o ritmo da montagem, subvertido por intervenções musicais que localizam o delírio em um “cabaret subterrâneo frequentado pelos soldados inimigos” cuja atmosfera contamina a obra norteando escolhas de visualidade e diálogo do ator com o público e o espaço cênico.
FICHA TÉCNICA
Texto e atuação: Ali Freyer
Direção: Rodrigo Hayalla
Iluminação: Erica Mityko
Operação de Luz: Guilherme Mendes Muniz
Sonoplastia: Renan D´Avila
Figurino: Ali Freyer
Cenotécnico: Sergio Richter
Pesquisa de visualidade e contra-regragem: Juliane Souto
Diretor de Produção: Rodrigo Hayalla
Produção: Pinguim Produções
Realização: Grupo P.U.T.O.
FOTOS
Créditos: Mathias Dalla Stela