PORTIFÓLIOTEATRO
Projetos de produção e circulação de espetáculos de teatro
STATUS DO PROJETO:
Estreou em 2023
Repertório
LADAINHA MUDA DE UMA QUASE PERSONAGEM
“Ladainha muda de uma quase personagem” é uma peça cujo fio condutor é a história da personagem Marianinha, uma criança que brinca de inventar histórias em sua casa, enquanto lida com a progressão da doença da avó. Marianinha reflete pela primeira vez sobre a morte, o luto e o medo. As ações e sensações da menina são apresentadas pela voz de um narrador que diz estar criando a personagem naquele momento.
Noutro canto do palco encontramos uma escritora que escreve o personagem narrador de Marianinha (num jogo semelhante ao da obra “A hora da estrela” de Clarice Lispector, em que a narradora cria o personagem Rodrigo S.M. e é ele quem fala sobre Macabéa). Temos assim uma estrutura semelhante às matrioskas (conjunto de bonecas colocadas umas dentro das outras), em que dentro de uma história há outra, e dentro desta mais outra, sucessivamente. A comparação com o tradicional brinquedo russo não é vã, uma vez que Marianinha brinca de criar histórias com seus bonecos, e estas construções de cenas por ela inventadas também costuram o texto.
Esta é a sétima montagem do Grupo P.U.TO., companhia criada em 2013, em Curitiba, que investiga a criação cênica a partir de elementos de musicalidade, e o desenvolvimento de dramaturgia autoral em processos colaborativos, nos quais os artistas experimentam diferentes funções criativas na construção da obra.
Neste novo trabalho o grupo segue explorando os efeitos do humor ácido e desconfortável, intercalado com cenas de cunho reflexivo e trechos de carga dramática mais intensa.
Para demarcar o ritmo desta história que se desenrola no cruzamento de diversos planos ficcionais, a encenação amplia o uso de recursos audiovisuais como elementos dramatúrgicos, estabelecendo o diálogo de vídeos em projeção com os corpos dos atores em cena.
FICHA TÉCNICA
Criação: Grupo P.U.T.O.
Realização:Pinguim Produções
Texto de Ali Freyer
Direção artística: Rodrigo Hayalla
Elenco: Ali Freyer e Juliane Souto
Iluminação: Érica Mityko
Trilha original: Renan D’Ávila
Preparação corporal: Guilherme Mendes Muniz
Operação de som: Rodrigo Hayalla
Operação de luz: Guilherme Mendes Muniz
Figurino: Ali Freyer e Débora Bochnia
Assessoria de imprensa/ mídias digitais: Lígia Quirino
Direção de produção: Rodrigo Hayalla
Produção executiva: Lígia Quirino
Temporada de estreia: 05, 06, 07,12,13,14, 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de Outubro.
na Back Box do SESI - Unidade Celso Charuri
Rua Paula Gomes, 282 - São Francisco - Curitiba -PR