EVENTOS
Workshops, oficinas, palestras, cursos e eventos.
TOM DE PROSA
O projeto Tom de Prosa 2023 é um evento incentivado pelo Sesi Cultura e produzido pela Pinguim Produções. Neste ano, o evento acontece de 23 a 28 de outubro em diversas unidades do Sesi Cultura na cidade de Curitiba.
FICHA TÉCNICA
Coordenador de Produção: Rodrigo Hayalla
Produção Executiva: Ligia Quirino
Palestrante: Luci Collin
Mediador da Oficina de Escrita: Guilherme Bernardes
Mediadora da Oficina de Fanzine: Dani Rosa
Mediadores de Leitura VESTIBA - Ali Freyer, Juliane Souto, Lilyan de Souza e Rodrigo Hayalla
Contadores de histórias: Fabiane de Cezaro e Ali Freyer
Espetáculo de Teatro: Cia. Analgesica
Registro: Ligia Quirino e Rodrigo Hayalla
Produção: Pinguim Produções
Realização: Sesi Cultura - SESIPR
APROVEITE A PROGRAMAÇÃO
23 DE OUTUBRO
PALESTRA POR DENTRO DO CONTO
Ministrante: Luci Collin
Duração 1h 30 minutos
Classificação: 14 anos
Público - Alvo: Alunos do Ensino médio e/ou universitários (Público aberto)
Locais de Realização: Sesi - Dr Celso Charuri
Espaço: Teatro
Datas: 23 de outubro (SEG)
Horário: das 19h30 às 21h
A palestra será ministrada pela Dra em Estudos Linguísticos e Literário e Professora de Letras da UFPR Luci Collin e terá como abordagem temas como a literatura brasileira e paranaense, suas referências como escritora e processos de escrita. Além de conversar sobre as suas obras listadas no vestibular.
*Esta ação contará com o intérprete de libras.
24 DE OUTUBRO
VESTIBA – Quarto de Despejo: Diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus.
Ministrante: Juliane Souto
Duração: 1h30
Classificação: 14 anos
Público Alvo : Alunos do ensino médio (Público aberto)
Local de Realização: Sesi - Dr Celso Charuri
Espaço: Teatro
Data: 24 de outubro (TER)
Horário: Das 14h às 15h30
Leitura compartilhada de trechos da obra “Quarto de despejo: Diário de uma favelada”, escrito por Carolina Maria de Jesus, publicado em 1960 e presente em listas de leituras obrigatórias para vestibulares. A condução da roda de leitura será de responsabilidade da mediadora Juliane Souto. Ao longo da atividade, datas do diário e excertos do livro serão lidos, analisados e discutidos, abordando temas importantes como desigualdade social, maternidade solo, condição da mulher na sociedade, violência, fome e miséria, racismo e descaso do poder público. O objetivo é proporcionar um espaço de reflexão sobre a relevância da obra e a profundidade das temáticas presentes, fomentando a compreensão crítica dos temas sociais retratados na literatura.
25 DE OUTUBRO
VESTIBA – Clarice Lispector e seus contos
Ministrante: Ali Freyer
Duração: 1h30
Classificação: 14 anos
Público Alvo - : Alunos do ensino médio (Público aberto)
Local de Realização: Sesi - Dr Celso Charuri
Espaço: Teatro.
Data: 25 de outubro (QUA)
Horário: Das 14h às 15h30
O objetivo do encontro é o de nos aproximar da obra da autora enquanto contista (lembrando que Clarice também dedicou-se a outras formas textuais como crônica, novela e romance). Para refletir sobre as características e atmosferas do conto clariceano serão abordados os textos: “Os desastres de Sofia”, “A repartição dos pães”, “Viagem a Petrópolis” e “Uma amizade sincera”. Trechos de cada obra serão apreciados coletivamente e abertos à discussão de seus aspectos temáticos e formais. Além disso, a ação cultural também prevê uma breve explanação sobre vida e obra da autora tendo como base a biografia “Clarice: Uma vida que se conta” de Nádia Gotlib, e correspondências íntimas da escritora, presentes na edição “Todas as Cartas” compiladas e lançadas pela Rocco em 2020.
26 DE OUTUBRO
VESTIBA – Torto Arado, de Itamar Vieira Jr.
Ministrante: Lilyan de Souza
Duração: 1h30
Classificação: 14 anos
Publico Alvo - : Alunos do ensino médio (Público aberto)
Local de Realização: Sesi - Dr Celso Charuri
Espaço: Teatro
Data: 26 de outubro (QUI)
Horário: Das 14h às 15h30
Vencedor do prêmio Leya, em 2018 e dos prêmios Oceanos e Jabuti, em 2020, “Torto Arado” foi publicado pela Editora Todavia, em 2019. Uma obra polifônica, marcada pelas narrativas das irmãs e de uma entidade encantada, vozes femininas que expressam memórias coletivas e atribuladas de desigualdades raciais, sociais e de gênero, e evocam as resistências ancestrais dos povos quilombolas, suas lutas e ligações com a terra. Na ação de leitura, mesclaremos a leitura dos primeiros capítulos com conversas e bate-papos sobre as questões abordadas na obra. A mediadora de leitura fará um breve passeio sobre o romance completo, convidando para que os participantes façam as suas próprias leituras da obra trabalhada e expressem suas impressões, instigando para que todos aproveitem para ler a obra inteira, assim como outros títulos do mesmo escritor.
27 DE OUTUBRO
VESTIBA – Vidas Secas, de Graciliano Ramos.
Ministrante: Rodrigo Hayalla
Duração: 1h30
Classificação: 14 anos
Publico Alvo - : Alunos do ensino médio (Público aberto)
Local de Realização: Sesi - Dr Celso Charuri (Teatro)
Data: 27 de outubro (SEX)
Horário: Das 14h às 15h30
Faremos a leitura compartilhada de trechos de “Vidas Secas”, uma obra de destaque do período Regionalismo Modernista, que marcou o início do século XX no Brasil e revela a situação política num país que não socorre às famílias mais pobres, sobretudo as localizadas no nordeste brasileiro. Graciliano Ramos escreve uma narrativa ambientada em um cenário de escassez nos situando no sertão nordestino no período de seca. Ele nos conta a história de uma família que sempre precisa migrar para novas terras, as mais férteis, para não morrer de fome. Nessa atividade o mediador de leitura lê trechos da obra, mescladas a obras de outras linguagens inspiradas no romance fazendo conexões e provocando reflexões a partir da narrativa.